Corrida pela vida, secretária de cultura e lazer promove rústica para lembrar da importância da saúde masculina

0

Nesse dia 23/11 a prefeitura municipal de Uruguaiana juntamente com a secretaria de Esporte e Lazer promovem uma rústica para chamar a atenção do público masculino sobre os cuidados com a saúde.

O Novembro Azul tenta chamar a atenção dos homens para o cuidado com o câncer de próstata, pois ainda há muito preconceito em relação ao exame que é muito necessário para o diagnóstico da doença.

    O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil (excluindo os tumores de pele não melanoma). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os números mais recentes indicam que:

  • São estimados 74 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil, representando cerca de 29% de todos os tumores confirmados em homens .
  • O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
  • Aproximadamente 15 milhões de mortes por ano são atribuídas a esse tipo de câncer no Brasil.

Fatores de Risco:

  • Idade : A maioria dos casos ocorre em homens acima de 65 anos.
  • Histórico familiar : Homens com parentes de primeiro grau que tiveram a doença têm maior risco.
  • Raça : Homens negros têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata e também de apresentar formas mais prejudiciais da doença.
  • Hábitos de vida : Dieta rica em gordura, obesidade e sedentarismo podem aumentar o risco.

Diagnóstico e Prevenção:

O diagnóstico precoce é fundamental. Exames como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico) são as principais ferramentas para detectar alterações na próstata. A recomendação é que homens a partir de 50 anos (ou 45 anos, no caso de grupos de risco) realizem os exames regulares

INFORMAÇÕES:

Dia: 23/11

Horário: 20h

Local de largada: Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Entrega dos números: 23/11 das 18:30 ás 19:45

Percurso: 4,5Km

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *