Inteligência Artificial Aumenta Detecção de Câncer de Mama, Aponta Estudo
Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, publicado na revista Nature Medicine , revelou que a Inteligência Artificial (IA) pode aumentar a detecção do câncer de mama em exames de mamografia. Uma pesquisa analisou mais de 460 mil mulheres em um programa de rastreamento e mostrou que a taxa de diagnósticos aumentou 17,6% quando os radiologistas utilizaram uma ferramenta de IA como apoio.
O sistema não apenas classifica exames normais, mas também emite alertas de segurança quando há divergências na avaliação médica. No estudo, a IA ajudou a diagnosticar 204 casos de câncer que poderiam ter passado despercebidos.
A aplicação da tecnologia reduz a carga de trabalho dos especialistas e agiliza diagnósticos, o que pode salvar vidas. Além da Alemanha, empresas como Google e startups brasileiras, como Huna e Linda Lifetech, também vêm investindo no uso da IA para aprimorar a detecção precoce da doença.
Com o avanço dessas tecnologias, a esperança é que o diagnóstico do câncer de mama se torne mais rápido e preciso, aumentando as chances