Médico do samu é preso preventivamente suspeito de assassinato contra a esposa
Um médico do Samu, André Lorscheitter Baptista, de 48 anos, está preso preventivamente, suspeito de ter assassinado sua esposa, Patrícia Rosa dos Santos, de 41 anos, utilizando medicamentos restritos. De acordo com as investigações da Polícia Civil, Baptista teria administrado uma combinação de medicamentos para sedar e matar Patrícia, injetando um relaxante muscular que causou parada cardiorrespiratória.
O caso, detalhado em coletiva de imprensa pelo delegado Arthur Reguse, inclui relatos de que Baptista usou Zolpidem, um indutor de sono, para fazer a vítima dormir, seguido de injeções de Midazolam e Succitrat. Estes medicamentos, normalmente restritos ao uso hospitalar e que exigem ventilação assistida após aplicação, foram encontrados na posse de Baptista em sua residência.
A investigação revela que, dois anos antes, Baptista já havia tentado forçar um aborto de um filho do casal, administrando um medicamento à esposa e tentando, com instrumentos médicos, interromper a gravidez. Apesar disso, a criança nasceu saudável e atualmente tem 2 anos.
A polícia foi acionada após a família de Patrícia questionar a possibilidade de uma morte natural, especialmente considerando o comportamento frio do suspeito e inconsistências no local da morte. Laudos periciais apontaram traços de Zolpidem no sorvete que Patrícia consumiu antes de ser sedada, além de marcas de injeções nos braços e pés.
Durante seu depoimento, Baptista alegou que os medicamentos em sua posse eram usados para treinar novos médicos. No entanto, a investigação segue buscando esclarecer o que teria motivado o crime, levantando ainda questões sobre falhas logísticas no Samu de Canoas que poderiam ter facilitado o acesso do médico a esses medicamentos para uso fora do ambiente hospitalar.