Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro Recebem Alerta de Terremoto
Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e Rio de Janeiro que utilizaram dispositivos Android foram questionados com um alerta de terremoto. A notificação, que incluía orientações de segurança, preocupação, mas nenhum tremor foi registrado, conforme informações do Centro de Sismologia da USP. A Defesa Civil também afirmou que não emitiu nenhum aviso oficial.
Como funciona o sistema de alertas do Google?
De acordo com o Google, o Sistema de Alertas de Terremotos do Android utiliza os acelerômetros dos próprios celulares para detectar possíveis tremores. Esses sensores, responsáveis por identificar vibrações e
mudanças de velocidade, são usados como “mini sismógrafos”.
Quando o acelerômetro de um aparelho identifica uma vibração incomum que pode indicar um terremoto, ele envia automaticamente um alerta ao
Essa tecnologia é utilizada na maior parte do mundo, aproveitando uma vasta rede de mais de 2 bilhões de dispositivos Android para monitorar atividades sísmicas. No entanto, nos estados americanos da Califórnia, Washington e Oregon, o Google utiliza dados oficiais do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para emitir alertas.
O que explica o alerta sem tremor?
A notificação inesperada pode ter sido causada por um erro na detecção de vibrações ou por um problema no sistema de processamento das informações enviadas pelos celulares. O Google ainda não se manifestou sobre o incidente específico ocorrido no Brasil.
Apesar do susto, o episódio destaca o avanço da tecnologia na detecção de terremotos, utilizando dispositivos móveis como instrumentos de monitoramento sísmico. Contudo, revela também a importância de ajustes para evitar falsos alertas que possam gerar pânico na população.