Centro de Pesquisa Desenvolve Tecnologia para Reduzir Resíduos Flutuantes em Rios

0

Pesquisadores sul-coreanos desenvolvem tecnologia avançada para a redução de detritos marinhos, com a implementação de uma instalação interceptadora de lixo flutuante que aproveita a inteligência artificial (IA) para monitoramento e coleta eficaz.

water flowing on river

Combate à Poluição Marinha pelo Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia da Construção

O Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia da Construção (KICT) sob a liderança do presidente Kim, Byung-suk, tem se dedicado a criar métodos eficazes para combater a poluição marinha, uma das principais questões ambientais enfrentadas pelos oceanos. Pesquisas recentes apontam para a solução da captura de resíduos flutuantes nos rios, considerados as principais vias de transporte de detritos que se originam em terra para o mar.

Projeto de Laboratório Vivo e a Participação Local

Dr. Sang Hwa Jung e sua equipe lançaram um projeto de laboratório vivo, contando com a colaboração de governos locais, cidadãos e especialistas. O objetivo principal é intervir de forma eficaz na redução de resíduos que alcançam o mar através dos rios. A província de Chungcheongnam-do, com seu extenso litoral e mais de 500 rios e córregos, tem enfrentado um crescimento preocupante na quantidade de detritos marinhos, que representam cerca de 61,2% do total de resíduos na região.

Desenvolvimento e Teste de Facilidades Interceptadoras

Em resposta aos problemas causados por estruturas danificadas durante chuvas intensas e inundações, o KICT investiu no desenvolvimento e teste de uma instalação interceptadora estruturalmente segura. Esta nova instalação possui funcionalidades de suporte à coleta e é capaz de se ajustar às variações no nível da água dos rios, além de incluir um sistema de monitoramento para identificar os momentos apropriados para a coleta de resíduos.

Foresys Co., Ltd. colaborou no design e na construção da instalação, que foi seguida de experimentos numéricos e testes empíricos em larga escala no Centro de Experimentação de Rios em Andong, Gyeongsangbuk-do. Este centro dispõe de uma infraestrutura de testes de grande porte, incluindo canais experimentais retos e curvos, com capacidade de fornecimento de fluxo de água de até 10 m³/s.

Implementação e Integração com Inteligência Artificial

Os resultados dos estudos foram aplicados na construção de uma instalação interceptadora no Yugu-cheon, em Gongju, Chungnam, que entrou em funcionamento em maio de 2023. Um sistema de monitoramento, alimentado pelas opiniões dos governos locais, foi criado para determinar o momento apropriado para a coleta de lixo e verificar informações em tempo real sobre o funcionamento do sistema.

Além disso, com base nos dados de imagem coletados, desenvolveu-se um sistema de suporte que utiliza IA para analisar a quantidade e a composição dos detritos flutuantes, otimizando assim o ciclo de coleta.

Impacto e Perspectivas Futuras

Dr. Jung destaca a importância de interceptar e coletar o lixo ainda nos rios, antes de alcançarem o mar, devido à complexidade e custo elevado de coleta marinha. Ele também ressalta que a combinação de engenharia fluvial tradicional com tecnologias avançadas como TI e IA pode solucionar problemas ambientais locais e globais. A comunidade local olha com grande expectativa para o projeto, que se estenderá até 2026, com perspectivas de expansão para outros rios mediante discussões com governos locais. O financiamento do projeto é providenciado pelo Ministério da Ciência e TIC.

Veja mais no Feed da X24

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *