O rio Uruguai mantém recuo gradual na Fronteira Oeste nesta segunda-feira

0

Em Alegrete, o rio Ibirapuitã vem baixando nas últimas 48 horas. Nesta segunda-feira, mede 6,90 m – ou 0,60 centímetros inferior ao índice de atenção que é de 7,50 m. Declínio de 3 centímetro por hora, em média, com tendência de retorno ao leito. O pico chegou a atingir 10,83 m – no dia 18 passado.

No momento, mantém-se as 134 pessoas entre desabrigadas (75 assistidas) e as 59 desalojadas, condição inalterada desde o início da semana. Aguardam a definição climática que deve ocorrer nas próximas 36 horas.

O rio Uruguai também passou a declinar. Em Itaqui, nesta segunda, mede 7,16 m, saíndo da cota de alerta que é de 7,30 m, de acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdemarino do Amaral.

Em São Borja, o rio está marcando 6,47 m, em direção à normalidade, tranquilizando os proprietários dos bares do Cais do Porto e entorno. Tudo, aos poucos, voltando ao normal na Capital do Fandango, segundo o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher.

Em Uruguaiana, que também passou por dois eventos climáticos em uma semana, às águas estão registrando 7,91 m (medição do Serviço Geológico do Brasil), passando 41 centímetros do nível de alerta que é de 7,50 m, porém descendo. A Defesa Civil da cidade, conforme o coordenador Paulo Woutheres, anota a perspectiva de uma redução gradual e contínua. A previsão é de dias de sol na linha do baixo Uruguai.

Os municípios da região ainda lidam com os problemas provocados pelo temporal da madrugada de quinta-feira e o anterior do dia 15 último. “Os estragos gerados em pouco mais de uma hora podem levar mais de uma semana para serem reparados”, diz Woutheres.

Uruguaiana, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão, recebeu 800 “kits alimentação” do Governo do Estado (faltando itens como macarrão e feijão, entre outros) devido aos efeitos provocados pelos dois temporais da última semana, além de 78 colchões de solteiro e casal que estão sendo distribuidos pela equipe da pasta aos atingidos pelos temporais.

Em Barra do Quaraí, divisa com Bella Unión no Uruguai, o rio Quaraí também está baixando. No dia de sol o rio marca 6,88 m, com verificações da Defesa Civil.

Fonte: Correio do Povo

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *